Cintia Vilanova em alongamento da cintura
Oioioi gatonas!
Sejam bem vindas ao nosso Blog! E por que estamos aqui? Para te ajudar a conquistar tudo o que você quiser!!! Então bora que temos muuuito a compartilhar com você para você ser ainda mais maravilhosa do que já é!
Vamos conversar um pouco sobre nosso corpo e sobre como ele agradece quando o colocamos como prioridade para cuidados? Amores, o que vocês têm feito para cumprir com lealdade esse amor próprio?
Bom, sim, temos várias formas de cuidar do corpo. Algumas delas podem ser divertidas, comunicativas, em grupo ou individual, intensas ou leves… enfim, a gente poderia listar várias outras formas gostosas de cuidar do nosso corpo, né?
Mas hoje, falaremos da forma mais carinhosa que conhecemos!
DANÇAR! Dançar é uma atividade inata do ser humano! Nós usamos a dança de diferentes formas em nossa vida. Por isso, ela é um autocuidado natural e harmônico como nossas necessidades cotidianas.
Ao dançar, o corpo é colocado em diferentes situações! Vamos focar, nesse post, naquelas em que descobrimos novos músculos, articulações, sentidos, alturas, níveis… e por aí, vamos!
Na verdade, não são descobertas de algo novo no corpo, né? Mas de novas possibilidades de movimentação dele e para isso, precisamos acessar partes muito profundas e sutis da mobilidade corporal.
Lana Shazadi em demonstração de postura
Daí, que vem a surpresa! Em especial, por que somos incentivadas a viver na superficialidade desse corpo. E dançar é entrar nas profundezas das melhores possibilidades da nossa expressão humana.
“(…) a dança é bhakti-marga, o caminho do amor. A diferença entre ioga e dança é que o ioga é uma arte perfeita em ação, ao passo que a dança é uma arte perfeita em movimento. Na dança, existe a expressão externa por meio dos movimentos (…)” –B.K.S. Iyengar
Cintia Vilanova – postura de equilíbrio no aquecimento em aula
E por tudo isso, dançar nos faz conectar com as partes físicas do corpo resultando em:
i) resistência física – passamos horas exercitando uma atividade em movimento. No Tribal, até mesmo tocamos um instrumento enquanto dançamos;
ii) alongamento – conseguimos alcançar mais flexibilidade e desenvoltura a cada aula ou prática realizada. A atividade acompanhada pela música envolve a leveza em nosso interior;
iii) alinhamento postural – a dança nos oferece contato com o alinhamento postural devido sua organização estética e necessidade de cuidados com determinadas partes do corpo durante a movimentação, tais como região lombar e abdominal, região escapular e cervical;
iv) fortalecimento – bom, para sustentar tudo isso, o corpo é estimulado a se fortalecer com o contato e peso de si mesmo. Ou seja, usamos os movimentos da dança para fortalecer partes específicas do corpo.
Queridas, não pensem que a dança é uma atividade única e completa para alcançar o corpo dos sonhos. Até porque, devemos nos responder o que consideramos o corpo dos sonhos?
E acho que isso é tema para um próximo post, hein?!
Mas com certeza a dança é uma atividade física que te possibilita manter um corpo saudável de forma leve e divertida!!
Beijos virtuais e estamos esperando você para te ajudar a se entregar nessa jornada corporal! Vem dançar com a gente!!
Lana Shazadi – demonstração de movimento de quadril